Sou professora de redação do Colégio Anglo Cassiano Ricardo de São José dos Campos. E é com alegria que leciono redação nessa escola que possibilita que os alunos façam, semanalmente, redações!
Parece redundância ou incoerência o que escrevi? Não! De forma alguma é incoerência. E eu posso explicar.
Incoerência é dar aula de redações e não poder pedir produções escritas para os alunos; incoerência é falar de técnicas de escrita sem possibilitar que os alunos as pratiquem; incoerência é ensinar a escrever sem dar nenhum, ou quase nenhum, exercício de escrita por não ter estrutura para corrigi-los e devolvê-los para os alunos.
No Anglo, há coerência.Aulas de redação são de fato aulas de técnica e escrita; há produção! Há discurso e há prática!
Encanta-me poder dar aulas de redação no Colégio Anglo e saber que os alunos têm condições de produzir. Sei que terão seus textos lidos, corrigidos e devolvidos não só com uma nota, mas com observações às produções feitas.
Encanta-me saber que eles, além das correções feitas, podem recorrer a plantões de dúvidas e a conversas sobre seus textos com toda a equipe que é preparada para atendê-los: professores, corretores e plantonistas.
São oportunidades ímpares, diferenciais, que geram resultados tanto no desempenho de nossos alunos nas redações de vestibular, quanto nas suas vidas pessoal e profissional.