O Anglo Cassiano Ricardo émais do que uma escola renomada.É um centro de excelência no que se refere ao ensino e àaprendizagem.
Em nossa escola, professores e alunos ensinam e aprendem mutuamente e diariamente.
O processo de ensino e aprendizagemno Anglo não se limita ao binômio professor-aluno, mascompreende também toda umaequipe pedagógica de apoio: coordenadores, orientadores, monitores, funcionários, direção.
Aliás,não se limitaà sala de aula. O processo de ensino e aprendizagemengloba também todos os espaços físicos da escola, diferentes espaços virtuais, além das atividades de estudo do meioin loco.
Nossos alunos não são tratados como meros números ou marionetes, mas como seres humanos,para quem ensinamos as diversas disciplinas do ensino médio, mas também nos dispomos a ajudá-los em sua formação humana e globale ase tornarem livres pensadores.
Edgar Morin, autor de “Os 7 saberes necessários a educação do futuro”, escreveu que o “ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico”, e é assim que entendemos serem nossos alunos.
Nosso desafio cotidiano, que tem sido muito bem sucedido nesses 40anos, é garantir uma formação acadêmica de excelência aos nossos alunos, mas também uma formação humana, imprescindível para que intervenham na realidade e a modifiquem, como exigem os PCNs/Enem e o planeta necessita.
Para terminar, não poderia deixar de falar das importantes iniciativas em relação às atividades interdisciplinares promovidas pela escola: projetos, aulas, palestras e simulados.
Numa realidade que é “multidisciplinar,transversal,multidimensional,transnacional, global e planetária” (Morin), a interdisciplinaridade é fundamental na construção de um aluno-ser humano total.