Olá, eu sou a professora Lívia, leciono Literatura para Ensino Médio e Pré-Vestibular na Rede Anglo. E isto, alguns já sabem. Mas, vou contar um pouquinho da minha trajetória até aqui e o quanto ela sempre esteve intimamente vinculada ao Colégio Anglo Cassiano Ricardo.
Em 2004, concluí meu ensino médio no Cassiano Ricardo. Bem como minhas duas irmãs mais velhas, uma se formou em 1996 e outra em 2001. O colégio sempre apresentou este perfil familiar, transmissão de gerações e não foi diferente em minha casa.
Foram três anos muito felizes, de muito aprendizado e convívio com pessoas singulares (aqui englobo todos os funcionários do colégio que, diariamente, estavam conosco – alunos).
Sinto muitas saudades de meus tempos de colégio. Quando direciono frases a meus alunos, como “aproveitem, pois passa rápido”, ou “absorvam o máximo que podem de seus professores e o apoio que estes lhes proporcionam”, digo com propriedade e vivência. A professora Lívia dos dias atuais só pôde ser construída por conta do espelho que teve: dos exemplos, das palavras, dos conselhos, da ética, do compromisso com a verdade, do apoio em momentos alegres e tristes, da amizade, em suma.
A vida do professor é exaustiva, e, por muitas vezes, era possível notar isto em meus queridos mestres. Mas, de modo algum, a rotina árdua daquele que escolheu ensinar o fazia desistir, ou transmitir tal cansaço a nós, alunos. Toda esta áurea sempre foi admirável perante meus olhos!
[/tmq_col][tmq_col size=”6″]Meus grandes mestres, os quais hoje, com muita honra, posso chamar de colega, de amigo e com eles sempre permanecerei aprendendo, foram e ainda são aqueles que me formaram profissionalmente e pessoalmente. Com certeza, o colégio, com toda a sua equipe, cumpriu o seu papel e me ensinou a viver com ética. A partir daquele momento, eu estaria pronta para qualquer vivência.
De 2005 a 2008 estudei na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Cursei Letras, com ênfase em Literatura e retornei a São José dos Campos. Aqui, continuei a lecionar o Ballet Clássico, paixão que sempre esteve comigo desde pequena, e iniciei as aulas de Literatura, tanto com cursos complementares no Anglo Cassiano Ricardo, quanto no Colégio Mater Dei.
Me especializei em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo, de 2009 a 2011.
Tive a oportunidade de lecionar Literatura em cursinhos voluntários, como a sede da Unesp, em Paraibuna, destinado aos jovens de baixa renda. Experiência enriquecedora e muito estimulante ao professor.
A sala de aula é o melhor lugar para se estar quando o professor ama o que faz. Espero seguir este caminho ainda por muitos anos e contribuir à mesma maneira como muitos seres verdadeiramente humanos contribuíram em minha vida.