Ensino Médio
Metodologia
O Ensino Médio configura-se como a consolidação e o aprofundamento do ensino fundamental: a continuação do desenvolvimento da capacidade de aprender e a compreensão do mundo físico, social e cultural.
Tem como finalidade e intenção o desenvolvimento de valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos autônomos, críticos e competentes. Isso deve ser o conteúdo fundamental na preparação para o prosseguimento dos estudos, e não apenas – nem principalmente – o acúmulo de informações.
O Ensino Médio deve se voltar ao desenvolvimento de competências básicas, tanto para o exercício da cidadania quanto para o desenvolvimento de atividades práticas, na perspectiva de uma aprendizagem permanente e de uma formação continuada. Tudo isso está presente no nosso Ensino Médio, tornando-o também um ponto forte na preparação para o Vestibular. Motivo pelo qual somos reconhecidos na comunidade e procurados por pais e alunos.
Todo o conhecimento traz consigo um conjunto de valores, habilidades e conceitos e no processo ensino-aprendizagem as informações não podem ser consideradas elementos autônomos das atitudes e dos valores. Porque mais importante do que acumular informações sobre qualquer assunto é dar significado ao conhecimento. Para isso o aluno deve construir seu conhecimento e refletir sobre os valores inerentes a ele (ao conhecimento), buscando informações, selecionando e organizando as informações obtidas, relacionando-as e interpretando-as. Esse conhecimento, “construído significativamente”, abre ao educando a possibilidade de compreender o mundo, em permanente transformação, e de nele intervir de modo responsável e ético, de integrar-se ao grupo e nele exercer sua plena cidadania.
Objetivos
O Colégio Cassiano Ricardo de Ensino Médio tem por objetivo geral a formação do adolescente, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania e, por objetivo específico, a formação básica do aluno com consciência social, crítica, solidária e democrática, de maneira que vá, gradativamente, se percebendo como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade, mediante:
- Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitude e valores;
- Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
- Fortalecimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias para a participação e aprovação nos concursos vestibulares de todas as áreas do conhecimento;
- Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- Preparação básica para a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Compreensão dos fundamentos científico e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
1º e 2º ano
- 6 aulas por dia, de segunda a sexta, das 07h10 às 12h25, ou até 13h20 ou 14h, de acordo com as atividades escolhidas pelo aluno.
- Aulas de Educação Física: esportes coletivos (futsal, vôlei, handebol e basquete) na quadra da escola ou atividades físicas na Cia Athletica, no período da tarde. Pode-se cursar dança em uma das escolas conveniadas.
- Aulas de Inglês: cursos regulares na escola com turmas divididas por nível de conhecimento ou cursos numa das escolas conveniadas.
- Disciplinas Eletivas: cursos complementares, de curta duração.
- Projeto Escolar Interdisciplinar: trabalho em equipe, sob a coordenação de um professor-orientador.
- Material didático Anglo Bienal: apostilas, livros-texto e caderno de exercícios.
- Simulados de exames vestibulares.
- Estudos do meio.
3º ano (terceirão)
- 6 aulas por dia, de segunda a sábado, das 07h10 às 12h25, ou 13h20 ou 14h, de acordo com as atividades escolhidas pelo aluno.
- Aulas de aprofundamento, por área (Medicina/Biológicas, Exatas e Humanas).
- Material didático Novo Terceirão: 8 apostilas por ano, livros-texto e caderno de exercícios.
- Revisão para o ENEM.
- 3 semanas de revisão para a 1ª fase dos principais vestibulares paulistas (FUVEST, UNICAMP e UNESP).
- 5 semanas de revisão para a 2ª fase.
- Aulas de Educação Física: esportes coletivos (futsal, vôlei, handebol e basquete) na quadra da escola ou atividades físicas na Cia Athletica, no período da tarde. Pode-se cursar dança em uma das escolas conveniadas.
- Aulas de Inglês: na escola, com foco nos vestibulares (se for preferência do aluno, pode-se cursar em uma das escolas conveniadas).
- Simulado 2ª fase FUVEST
- Simulado ENEM
- Ciclo de simulado 2ª fase FUVEST
- Ciclo de simulado 2ª fase UNICAMP
- Ciclo de simulado 2ª fase UNESP
- Simulado Nacional (o aluno escolhe, dentre as opções disponíveis, o vestibular que quer simular)
- Simulados LA e DG (para alunos inscritos nos cursos complementares)
- Veja os cursos complementares que reforçam ainda mais a sua preparação para o vestibular.